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sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FREIREANO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Lúcio Vânio Moraes.
Professor da rede Municipal de Ensino de Maracajá.
Denner Lucas Casagrande.
Diretor do Departamento de Educação, Cultura e Esportes de Maracajá.
E-mail: denner.lucas@hotmail.com

Baseando-se nos pensamentos de Paulo Freire, a formação continuada é concebida como um processo contínuo e permanente de desenvolvimento profissional do educador, onde a formação inicial e continuada é concebida de forma articulada, de modo que a primeira corresponde ao período de aprendizado nas instituições formadoras e a segunda diz respeito à aprendizagem dos educadores que estejam no exercício da profissão, mediante ações dentro e fora das escolas, denominado pelo Ministério da Educação (MEC), de formação permanente (SEF, 1999). (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referenciais para a Formação de Professores. Brasília, DF: SEF/MEC, 1999).
Nessa linha de pensamento, utilizamos a entrevista da professora Dra. Rosemary de Oliveira Duarte que ministrou uma palestra no dia 14/2/2012 para os educadores da rede municipal de ensino de Maracajá, intitulada “A motivação de fazer docente: entre o sonho e a realidade”, quando afirma que “eu vejo este momento de parada dos educadores de formação continuada para o seu fazer docente. Como o educador está na prática, a formação continuada permite reflexões e mudanças e busca de construção de novos saberes. Eu acredito muito na educação quando o indivíduo aposta na formação continuada, pois, é a partir daí que iremos perceber como está a nossa prática em sala de aula”. (Entrevista em 14/2/2012).
De modo geral, Paulo Freire nos instiga a pensar que a formação terá como base uma reflexão dos sujeitos sobre sua prática docente, de modo a permitir que examinem suas teorias implícitas, seus esquemas de funcionamento, suas atitudes etc., realizando um processo constante de auto-avaliação que oriente seu trabalho. (FREIRE, Paulo. Educação como prática para liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989).
Palavras chave: Reflexão, teoria e prática.

Professor Lúcio Vânio Moraes e professor Denner Lucas Casagrande comentam sobre a formação continuada em texto no Jornal Folha Regional (17 2 2012)