Sites interessantes para acessar

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A importância da Água


Essencial para a saúde e beleza, a água é a substância mais abundante do organismo humano e desempenha funções importantes por isso não deve ser esquecida.

A água mantém a hidratação do organismo, auxilia no emagrecimento, melhora a digestão, controla a temperatura corporal, diminui o inchaço, previne celulite, melhora absorção de nutrientes e protege o organismo. Um adulto saudável deve ser consumir, em media, 35ml/kg de peso e crianças de 50 a 60 ml/ kg de peso. A ingestão de água torna-se ainda mais importante em dias quentes, no exercício físico e em caso de febre, onde observa-se grandes perdas de água por meio do suor.
Uma parcela considerável da população admite não ingere a quantidade suficiente de água ao dia. E os motivos variam desde falta de sede ate o esquecimento. Se você é uma dessas pessoas, pode aumentar seu consumo de água progressivamente com dicas simples:

  1. Não espere a sede chegar para beber água. A sede indica que seu organismo já devia ter ingerido a água há algum tempo;
  2. Estabeleça sua meta. Por exemplo: “tomar três copos de água hoje.” Aumente a quantidade com o passar dos dias;
  3. Lembrando da água: Para não esquecer da água, marque horários que ira beber. Vale botar o despertador pra lembrar.
  4. Garrafinha: Se não gosta de despertadores, pode-se encher uma garrafinha de água pela manhã e estabelecer uma meta de quanto tempo vai levar para toma - lá. Por exemplo: até 14hs deve beber toda água. Vá aumentando progressivamente com o passar dos dias.
Lembre-se:
Água não tem substituta. Embora, sucos naturais e água de coco sejam nutritivos e podem ser ingeridos no dia a dia, eles não devem substituir a água. Ingira em média 2 litros de água ao dia.
Não ingira água (ou outro liquido) junto com as refeições. Pois o excesso de líquidos no estômago prejudica a digestão dos  alimentos. Se você é daqueles que não consegue ficar sem beber junto com a refeição, limite a ingestão a menos de 1 copo.
Beba somente água de fonte segura. Ingira apenas água fervida, filtrada ou água mineral para evitar contaminações. Atenção especial deve ser dada a água oferecida as crianças, idosos e enfermos.

A propósito, quantos copos de água você tomou hoje?

Postagem publicada por Claudia Beatriz de Medeiros, em 24 de Agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário